segunda-feira, 5 de maio de 2008

Edna que nos ilumina e adoça

Artigo de Ignácio de Loyola Brandão

Ignácio de Loyola Brandão, caricatura do genial Lucas LimaComeço com um chavão. Melodramático? Não, poético. A vida tem momentos inesperados que nos deixam deliciados. Assinar em baixo dessa frase é uma temeridade, é um lugar comum, um clichê, derrota qualquer autor. Eu lá me preocupo com isso? A todo instante, se estamos de olhos abertos e prontos a receber poesia, a vida nos joga ao colo carradas de coisas boas.

Um sábado, a caminho de Araraquara, decidimos almoçar no restaurante Ton's, que é do Tom, atrás do tradicionalíssimo Pau Seco, do gaúcho Beto que está reformando tudo, de maneira que teremos, logo, dois points diferentes, vizinhos. Tom estava para encerrar a cozinha, terminado o almoço, um telefonema da estrada interrompeu o gesto, ele nos aguardou. O interior tem dessas coisas, reforçadas pela amizade.

Duas da tarde, quando entramos na chácara o céu estava negro, quando nos sentamos, a chuva caiu. Escolhemos a mesa junto a janela, dessas janelas de guilhotina, de madeira, das velhas casas de Araraquara, janelas hoje substituídas por ferragens de alumínio sem graça. Caipiroscas geladas de lima e limão, ficamos em silêncio contemplando o aguaceiro. Dentro, quentinho, confortável. Fora, trovões, raios e tome água. A paz estava conosco.

O Ton's está num terreno bucólico, cercado de verde, decorado como a casa de nossa avó, tem jeito de uma fazendinha. De repente me vi nos anos 40, na minha casa, na avenida Guaianases, diante do fogão aceso. A janela da cozinha era frente ao fogão, eu ficava lendo e olhando a chuva, aquecido. A infância mergulhou dentro do restaurante.

Muito verde e contato com a natureza no Ton's Restaurante, a morada de muitos pássaros e espécies nativas Caipiroscas, apetizers caseiros, cordeiro, peixe com camarão, pratos generosos, distantes da nouvelle cuisine e suas doses homeopáticas. Tempo esquecido, nenhum compromisso com nada, a não ser com o sabor e o perfume que subia dos pratos.

Há momentos em que somos felizes. Aquele era um e sabíamos, o que aumentou a felicidade. Veio a sobremesa. Digo, vieram. De novo a sensação da avó, da tia, das doceiras araraquarenses. Das coisas que permanecem. Quatro ou cinco tipos de doces em tigelinhas para degustarmos quanto quiséssemos: doce de mamão, de laranja, de abóbora, as colheres batiam de encontro umas das outras (éramos quatro à mesa, Márcia, Maria Rita, Eda, a prima, e eu), em sons musicais. Foi quando soubemos. Aqueles doces tinham sido feitos pela Edna Nogueira.

Violinista Edna Nogueira Morais Silveira, cidadã benemérita de AraraquaraInacreditável! Pela Edna, a musicista, a violinista, a diretora de uma Filarmônica, a condutora da Orquestra de Mulheres, que ouvi quando fui falar no Clube Araraquarense, ano passado? A Edna professora de violino? Edna, das mais belas instituições araraquarenses. Daquelas pessoas diante da qual temos vontade de nos ajoelharmos, para que passe com sua simplicidade, talento, musicalidade. Gente assim ilumina uma cidade. Como ela encontra tempo para tudo o que faz? E ainda por cima faz doces?

Perguntem se algum dia ela se lamentou, disse que a vida era chata, complicada, entediante, rotineira, que nada vale a pena, sente dores aqui e ali! Acho que ela deve estar com 88 anos. Belíssimos. Perguntem se fica na cadeira de balanço, ou sentada na varanda, na janela vendo a vida passar, diante da televisão assistindo novelas, ou no portão para conversar sobre o nada e todo mundo. Perguntem, ela dirá: não tenho tempo de viver assim, tenho projetos e sonhos e alunos. E, claro, doces no fogão. Edna que nos ilumina e adoça. Sei, pode ser outro chavão, me concedam esse direito, hoje.

AGRADECIMENTOS: o texto original do renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão foi publicado no jornal Tribuna Impressa, de Araraquara (SP), edição de 04/05/2008 (domingo). A republicação foi autorizada pelo autor, e também pela Fernanda Miranda, jornalista da Tribuna Impressa, que gentilmente encaminhou o material. Fica registrado um MUITO OBRIGADO do tamanho do mundo aos dois. E outro, ao Lucas Lima, magistral artista araraquarense e autor da caricatura do Ignácio de Loyola Brandão.

NOTA: Os irmãos Isabela e Rogério Mascia Silveira são responsáveis pelo blog do Ton's Restaurantes e netos, por parte de pai, da violinista Edna Nogueira. E do lado materno, são sobrinhos do Tom, proprietário do Ton's Restaurante. Resumindo, tá tudo em família!

Geléia de pinga, uma especialidade da doceira e violinista Edna Nogueira Silveira, redigida por ela mesma ACIMA: Confira a geléia de pinga, uma receita redigida pela própria Edna, violinista e doceira de mão cheia.
PS - o segredo para o doce ficar delicioso, é retirar com uma colher toda a espuma branca em cima da geléia. E na imagem, o texto manuscrito é dela!

sábado, 3 de maio de 2008

Quando tem fruta madura

Caipirinha de romãTon's Restaurante  é rodeado por um rico pomar, com pés de manga, lichia, romã, amora, pitanga, caqui, mamão, jabuticaba e carambola.

E quando tem fruta madura, o público pode degustar delícias como a caipirinha de romã.

Pedro Vieira e banda

Pedro Vieira e banda
Pedro Vieira e banda
Pedro Vieira e banda tocam repertório com as melhores canções da MPB.